segunda-feira, 29 de junho de 2009

Influenza A

A nova gripe suína fez sua primeira vítima - que faleceu menos de 15 dias depois de ser diagnosticado doente - nas nossas terras tupiniquins e obrigou duas cidades gaúchas - São Gabriel e Itaqui - a decretarem estado de emergência. Aulas foram suspensas por 10 dias (a princípio) em escolas públicas e privadas e os eventos com aglomeração de pessoas estão suspensos. A proximidade com a fronteira argentina também serviu de alarde para a assinatura do decreto, já que o país já registrou casos e óbitos por conta do vírus A.

Até o presente momento já foram confirmados 627 casos da doença no Brasil, sendo 40 deles no Rio Grande do Sul. José Gomes Temporão, Ministro da Saúde, avaliou que a estratégia de combate à gripe suína vem obtendo sucesso na tentativa de impedir, através de um grande esforço de informação, de mobilização, de controle das fronteiras, vigilância epidemiológica, diagnóstico e acompanhamento dos contatos, que o vírus circule no país. Segundo ele, "a estratégia continuará sendo desenvolvida.” É bom mesmo ficar esperto; aquela história de marolinha já era.

Dois dos que vos escrevem aqui neste altivo espaço (eu e Luiz; sim, ele também escreve - ou escreverá), produziram, certa vez, um documentário com foco em porcos. O filme rodou mostras dentro e fora do país e ganhou um destaque inimaginável para aqueles que o fizeram. De caráter militante, mesmo sem querer, o Pocilga de Sequestro caiu nas graças da rede e desde 2006 vem sendo assistido mundo afora.

Eis aqui a pérola:

2 comentários: