terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Highlights


Num estilo totalmente Nick Hornby com o seu Rob Flemming, um dos melhores personagens já criados na opinião deste que vos escreve, eis-me aqui para o primeiro post do ano. Em uma maneira inteiramente High Fidelity (1995), mas sem os conflitos de Rob, cá estou para listar o que de melhor foi feito no universo musical em 2009. Isso tudo, obviamente, no humilde julgamento desse aspirante a escritor e crítico musical de quinta categoria.

O ano velho foi um ano estranho, musicalmente falando. Essa ‘modinha’ de música composta por barulhinhos eletrônicos pegou de fato, e vem irritando bastante. É aquela música pra se escutar em fones de ouvido, como diz um amigo meu. Modernete, por sinal. Apesar da situação periclitante e ‘cataclismática’ da música, uma hecatombe de porcaria moderna eclodindo, muita coisa boa foi feita, claro. Com muita qualidade. Inclusive entre essa galerinha do ‘modernê’. Dando fim ao falatório, vamos ao que interessa: o TOP 7 Discos do Ano do Um que Faltava, nas palavras deste que vos arrota.

Para não fazer com que fique chato e lento, vou me abster de tecer comentários, até porque seriam pessoais em demasia, o que acho inadequado.

1 – Crack The Skye – Mastodon

2 – Them Crooked Vultures – Them Crooked Vultures

3 – World Painted Blood - Slayer

4 – Veckatimest - Grizzly Bear

5 – Blue Record - Baroness*

6 – Wrath - Lamb of God

7 – Fall Be Kind - Animal Collective**


* Creio que vale frisar que a banda Baroness entrou neste top justamente no momento em que eu o escrevia. Apesar de ter conhecido o disco quando já era 2010, ele merece estar aqui. Podem ter certeza e podem conferir.

** Quero ressaltar que o Animal Collective está presente mais para completar o top do que qualquer outra coisa. A banda lançou o fraco e chato Merriweather Post Pavilion no primeiro semestre de 2009. Algo muito experimental, cansativo e sonolento. Mas é preciso dizer que apesar de eu não curtir o som dos caras, reconheço a qualidade e o destaque. Tanto que resolvi listar aqui o Ep que eles lançaram quase no fim do ano. Tem apenas cinco músicas, o que facilita bastante a apreciação, pois quando começa a ficar chato o disco acaba. Tem um sampler autorizado e único do Grateful Dead e a música do encerramento é muito bem elaborada.

Obs.: Gostaria de fazer uma 'menção honrosa' a um trabalho muito bem feito e também lançado em 2009. Apesar de o som não ser nada nacional, a banda é 'brazuca' e daqui de BH ainda por cima. Trata-se dos amigos e pródigos rapazes do Avoid the Pain, que lançaram o segundo disco de trabalho 'Death Bullets Dead End'. Os caras mandaram bem!

Agora só nos resta aguardar pelas preciosidades sonoras deste ano. Claro que haverá muita coisa ruim, mas tomara que também tenhamos novidades de TV On the Radio, Fleet Foxes, Paul Macca, Opeth e outras maravilhas do milênio. Um bom ano aos ouvidos de todos!

22 comentários:

  1. porra bicho!!
    tá escrevendo que nem o régis tadeu!!!

    ps. depois comento aqui minha seleção!!!

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Régis da Mosh? Não sei de seu trabalho, mas sem dúvidas ele deve escrever melhor que a sua turma do Pitchfork!

    ResponderExcluir
  3. Me abstenho de qualquer opinião. Lendo este texto vi que os novos sons que escuto são de novas velhas bandas... talvez, por isso, dou crédito ao Them Crooked Vultures.

    ResponderExcluir
  4. Vocês são uns colonizados... tem que ouvir música brasileira, mesmo que não haja nada de novo. Ouvir essas bandas de fora é referência, as daqui é obrigação.

    ResponderExcluir
  5. alanzito, aí vai meu top é 15... pq não ia conseguir tirar uns discos da lista:

    15 - sun o))) – monoliths & dimensions
    14 - big pink - a brief history of love
    13 - baroness - blue album
    12 - woods - songs of shame
    11 - yo la tengo - popular songs
    10 - the antlers – hospice
    9 - girls – album
    8 - atlas sound – logos
    7 - white denim - fits
    6 - mount eeire - wind's poem
    5 - dirty projectors - bitte orca -
    4 - bill callahan - sometimes i wish we were an eagle
    3 - mastodon - crack the skye
    2 - animal collective - merriweather post pavilion
    1 - grizzly bear - veckatimest

    ass. mais um colonizado, que anda meio em falta com suas "obrigações" de bom brasileiro(!?)...

    ps. falar que quem te indicou o baroness foi o mesmo amigo da música de fone de ouvido vc num fala não né safado??? hehehehe!!!

    ResponderExcluir
  6. Desculpa Léo. Me esqueci que você é alemão da mais pura raça ariana. Recolha-se à sua insignificância, pois de música você entende o mesmo que eu entendo de alquimia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. P.s: eu gosto, eu ouço, bastante música brasileira velha. Tbm acho obrgatória a apreciação, mas com ressalvas. Pare de importunar a vá escutar Maria Gadú!

    ResponderExcluir
  8. É, o amigo modernete é o mesmo que me aplicou Baroness. Mas basta checar a lista dele pra ter uma noção da credibilidade que ele tem! Meu caro, bom gosto é uma coisa que você já teve.

    ResponderExcluir
  9. Agora eu vou escutar Fela Kuti, pois sou 'nigerianamente' colonizado!

    ResponderExcluir
  10. Não necessariamente nessa mesma ordem.

    Dead Weather- Horehound

    Mastodon- Crack the Skye

    The Crooked Vultures-Then Crooked Vultures

    Mount Eerie-Wind's Poem

    Cobalt-Gin

    Dinossaur Jr. -Farm

    Katatonia-Night is the day

    Slayer-World Painted Blood

    Converge-Axe to fall

    Blut Aus Nord - Memoria Vetusta II: Dialogue
    With The Stars

    Provavelmente esqueci alguma musica (gringa)
    Não escuto nada de Nacional, tenho alergia!

    ResponderExcluir
  11. As pessoas lá de fora ouvem os discos brasileiros e dizem: genial. As pessoas daqui ouvem os discos lá de fora e dizem: genial. Sim, nenhuma novidade. Bora, segue o fluxo!

    ResponderExcluir
  12. Hahahahaha! Não se faça de ingênuo meu caro. Isso é assim só se for pra você. Coisas geniais não surgem assim com tanta facilidade. E esse seu patriotismo tá dando enjoo.

    ResponderExcluir
  13. Será que o pessoal lá de fora acha genial o trabalho da Maria Rita? Acha genial o disco da Maria Gadú? Ou então a Vanessa da Mata? Você não percebeu, mas o post fala sobre os melhores discos lançados em 2009. Você bem que poderia listar discos brasileiros bons lançados ano passado pra gente poder conhecer também. O que acha? Caso o contrário, bote um tambor debaixo do braço e vai atrás do Tizumba e Sérgio Pererê com essas coisas de 'Brasil Profundo'.

    ResponderExcluir
  14. Alan, por favor, não leve a discussão para lugares em que esta não cabe. Não fui em quem citou os 7 melhores discos de 2009, nem sequer disse que o faria ou farei com os brasileiros. Deixe de comentários preconceituosos e deselegantes. Não existe "brasil profundo", nem mesmo "xenofilia profunda", que seria algo comparado a sua opinião. Apenas senti falta de algum disco brasileiro em sua lista, como "certa manhã acordei de sonhos intranquilos", do Otto. Me pareceu que não ouve música brasileira e isto, para mim, é algo bobo. Todavia, aparentemente gostar de certa música e atestá-la como boa é uma ótima fonte de querelas, sob o prisma de que é opinião. Continuemos então como está, eu com minha preferência e você com a sua. Farei também uma lista, mas sobre outra coisa.

    ResponderExcluir
  15. Liste os seus xiliques do ano passado e veja se cabe aqui! E diga ao Otto pra comer mais um pouquinho de feijão. Potencial ele tem!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Alan, você é chato pra caralho. Mistura de Mainardi com Boris Casoy.

    ResponderExcluir
  18. Ah! E quando eu mandar alguém tomar no cu por aqui, aí sim eu terei feito um comentário deselegante. Em tempo, curto bastante coisa nacional, mas ano passado realmente não teve nenhum destaque. Infelizmente. Ficaria bem satisfeito se tivesse um nacional no Top.

    ResponderExcluir
  19. Hahahaha! Você dizer que alguém é chato beira o ridículo meu caro. Você tá mais pra uma mistura de Tom Zé com estagiário do jornal super: um louco desqualificado.

    ResponderExcluir
  20. Hahahah Mainardi com Boris Casoy foi muito bom.

    Mas a lista tá até massa, Alanzera. Eu colocaria o "The Resistence", do Muse. E o TCV em primeiro lugar, sem sombra de dúvidas.

    Agora, os discos de música brasileira esse ano foram bem escrotos, que me perdoem. Ah! Se bem que teve o "Life Is A Big Holiday For Us", dos goianos do Black Drawing Chalks, que com certeza entraria na minha lista. Apesar de que eles cantam em inglês e o som é bem gringo, né... malditos colonizados!

    ResponderExcluir
  21. Hahahaha! Mais gringo que o som do BDC impossível!

    ResponderExcluir