quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti (ou do lugar que desconhecemos)



Não bastasse ser um povo fudido por guerras, revoluções, tomadas e retomadas de poder, já tendo seus direitos humanos subsidiados por Espanha, França e Estados Unidos, respectivamente, ainda sofre com desastres naturais. A Ilha Hispaniola (da qual o Haiti faz parte), foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1492. Já no fim do século XVI, quase toda a população nativa havia desaparecido, escravizada ou morta pelos conquistadores. Mas a magnitude do atual fato é inimaginável para nós. Aliás, parece que tudo que acontece acima do Oiapoque é absolutamente ignorado por nós.

Andar pelas ruas e descobrir corpos, pois até os hospitais desabaram, parece ficção.
Não há muito o que escrever sobre esta ilha. As imagens que nos chegam são mais brutas que qualquer palavra. O que nos resta é agradecer pela já cantilena afirmação de não-vulcões, não-furacões, não-terremotos e aguardar mais um ressurgimento desse povo que parece viver entredentes, herança africana, com um peito e cabeça que, apesar de relutantes em reverenciar mais uma desgraça, acostumaram-se a ela.

3 comentários:

  1. Das catástrofes naturais, não me lembro de alguma outra ter me chocado tanto assim. Ora pelas imagens fortes que nos chegam aos montes, ora por declarações inacreditáveis, tais como a do Cônsul geral do Haiti em SP,George Samuel Antoine, que disse em entrevista que o que está acontecendo lá é bom pra que todos conheçam o Haiti e que tudo isso é culpa da religião; que, de tanto fazer macumba, o povo africano é amaldiçoado. "Todo lugar que tem africano lá tá fodido". É mole? Queria ter colado o link da matéria aqui, mas essa porcaria de ferramenta não aceitou. Todavia, é fácil de achar na rede.

    ResponderExcluir
  2. Mas esta nem de longe foi a declaração mais polêmica. O que chamou a atenção mesmo foi a Sandy (http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u679573.shtml) dizer que a tragédia do Haiti recebeu mais atenção que a do Brasil.

    De fato, como é que não ouvimos a Sandy antes!?

    ResponderExcluir
  3. Tava dando biziu. Mas tá aí o link da matéria que eu citei acima: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u679672.shtml

    ResponderExcluir