quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7 filmes de 2009


Por se tratar de uma lista mista, com filmes nacionais e estrangeiros, não me abstenho a acrescentar que esta também é relativa. Os filmes aqui citados se sustentam por si próprios. No entanto, cito-os apenas porque os vi, todos, e dentre os outros também apreciados estes foram os que mais me chamaram a atenção. Dito isto, "Bastardos Inglórios" poderia ter entrado, se não fosse de Tarantino (leia aqui). Em frente, não os comento ou cito em ordem pois daria muito trabalho definir o 3° do 4°, o 5° do 6°, e assim por diante. Além disto, esclareço que embora alguns filmes citados tenham sido lançados em 2008, suas estreias no Brasil só se deram em 2009.

Uma lista amiga, dessas por vezes desnecessárias, que argumentam tautologicamente sobre (in)discussões opinativas. Mas que se fazem pertinentes tendo em vista o balanço das produções do ano passado que, infelizmente, foram aquém de 2008 e 2007. Para desencar(re)go, "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele e "Feliz Natal", de Selton Mello, são filmes chatos, embora bonitos. E sinceros, embora inexperientes. Cito ainda “Tony Manero”, de Pablo Larraín, e “Entre os Muros da Escola”, de Laurent Cantet. Maduros, mas não entre os melhores.

Ainda em tempo: se houver outros filmes, atentem-me, pois minha memória ultimamente anda sim com as pernas, mas também com bengalas.

15 comentários:

  1. "Tony Manero" e "O Lutador" entram na minha lista dos piores filmes que eu já vi na vida.

    ResponderExcluir
  2. Como disse, são gostos. E bem provavelmente a sua lista também tenha filmes que eu ache os piores que vi na vida. Mas é isso mesmo. Depois dessa coisa de Arte Conceitual tudo pode, só depende do discurso.

    ResponderExcluir
  3. Pois é. A idéia do Tony Manero é até bacana, tanto que me atraiu a ver no cinema. Mas o final do filme é uma das coisas mais ridículas que eu já vi. Eu e minha mulher tivemos crise de riso, ficamos uns 15 minutos rachando daquele final! rs

    ResponderExcluir
  4. Destaque especial para 'O Anticristo'. Um misto de emoções diferentes num único filme. Lindo, forte e minucioso. Obra de quem sabe fazer.

    ResponderExcluir
  5. Seguindo o critério "filmes lançados no Brasil em 2009", faltou, sem sombras de dúvidas, 'Queime depois de ler'...

    ResponderExcluir
  6. Lembro que assisti Vicky, Critina & Barcelona poucos dias antes de assistir Queime depois de ler. Foi lançado no Brasil tbm em 2009? Caso sim, é outro filme merecedor de destaque.

    ResponderExcluir
  7. "Queime Depois de Ler" e "Vicky, Cristina & Barcelona" são de 2008. "Gran Torino" e "Entre os Muros da Escola" também. 2008 foi ano massa pro cinema.

    Bom, não nem uma lista, pois não assisti - sim, é pecado - o "Lóki" e nem "Anticristo" (mesmo achando o Lars Von Trier um chute nos bago). Mas, enfim. Para mim os melhores do ano foram (não necessariamente nessa ordem):

    O Solista
    A Troca
    Não Por Acaso
    A Onda
    Distrito 9

    ResponderExcluir
  8. pois é, fiquei na dúvida sobre "queime depois de ler", entraria fácil na lista. concordo com você Buzatti, "tony manero" é cagado no final, mas como 2009 foi fraco mesmo, vale pelo resto. agora, vai me desculpar, mas "não por acaso" é uma bosta. rs

    ResponderExcluir
  9. Como frisado pelo Léo, a lista é dos filmes que estreiaram no Brasil em 2009. Portanto, Vicky, Cristina & Barcelona e Queime depois de ler tem cadeira cativa no top. Também não vi o Loki, fiquei com medo de ficar sentindo dó e pena do cara durante todo o filme, assim como aconteceu quando o vi no palco. Tá mais pra animador de platéia do que qualquer outra coisa; com todo o respeito por tudo aquilo que ele já fez.

    ResponderExcluir
  10. Ah, se for os lançados em 2009, aí tem um monte. "Valsa com Bashir", por exemplo. Pô, Leo, achei "Não Por Acaso" ducaralho! Melhor filme brasileiro que vi em 2009. Enredo massa, atuação legal, fotografia bacana. Curti muito o filme!

    ResponderExcluir
  11. Num top, quase sempre existirão opções aos montes.

    ResponderExcluir
  12. segunda vez que leio o blog!
    eu nao queria escrever, eu nao so brasilera e escrevo mal o portugues.. mas eu nao aguentei! eu achei o filme viki, cristina e barcelona uma farsa.. eu só de barcelona, eu moro lá faz 27 anos, e esse filme nao fala de barcelona nao! é um engano, um pobre panfleto turistico .. e os atores que normalmente sao bacanas eu achei meio ruims.. em fim! nao conheço quase nenguem de barcelona q goste do filme, mas parece q o resto do mundo adora! acho lógico tb..

    ResponderExcluir
  13. Cara Mireia, obrigado pela visita e pelo comentário. Contudo, não creio que a intenção de Woddy Allen fosse retratar Barcelona, a cidade. Tampouco acho que se pareça panfleto turístico. O que o filme discute são sentimentos e visões opostas de duas mulheres estadunidenses que se encontram em Barcelona, que serve de cenário. Um belo cenário. E a maneira que Woddy escolhe para transcorrer essas visões distintas eu achei impecável, como quase sempre lhe é característico. Quanto às atuações, limito-me apenas em dizer que Penélope Cruz esteve perfeita. Todavia, valeu a discussão. Volte sempre!

    ResponderExcluir
  14. voltei para achar resposta! sei q nao é um filme sobre barcelona, mas.. barcelona nao é só cenário, vira personagem do filme tb! e eu nao gostei de como minha cidade amada é retratada! é dificil de explicar.. sao opinoes, mas nao achei nada para destacar da Penélope, alem da beleza claro.. seilà, me pareceu simples! brigada.

    ResponderExcluir
  15. Meu top 5 2009.

    bastardos inglórios
    avatar
    gran torino
    inimigos públicos
    se beber não case

    sim são somente filmes gringos e com produção onerosa! mas são os melhores! não tenho saco pra filmes cabeça demais...até gostei do anticristo, mas não supera estes ai.

    ResponderExcluir